Governador do Pará fará videoconferência com os Kayapó Mekragnotire nesta sexta-feira

21 | ago

116

Acampados desde segunda-feira na BR-163, na altura de Novo Progresso, indígenas exigem cumprimento de promessas do governo e apoio ao enfrentamento da pandemia

Novo Progresso, 20/08/2020 –  O governador Helder Barbalho marcou uma conferência virtual com lideranças Kayapó nesta sexta-feira (20), às 09 horas, para conversar sobre medidas de apoio ao enfrentamento da Covid. Ele estará acompanhado da Comissão Estadual de Direitos Humanos e da Casa Civil.

Acampados na beira da rodovia desde segunda-feira, o protesto dos Kayapó vem sendo ignorado pelo governo federal, que até agora apenas buscou na justiça a reintegração de posse, para encerrar o bloqueio.

Na quinta-feira, o Ministério Público Federal, que tem por missão proteger direitos indígenas, teve seu recurso para derrubar a liminar negado pelo Tribunal Regional Federal em Brasília.

Kabu

Criado pelos indígenas e administrado por eles com apoio de uma pequena equipe de profissionais, o Instituto Kabu vem implementando o Plano Básico Ambiental (PBA), uma das condicionantes para a concessão do licenciamento ambiental da BR-163, que prevê a redução de impactos causados aos territórios indígenas para permitir o asfaltamento. O PBA é uma das bandeiras do protesto. A lei exige a renovação a cada cinco anos, o que a Funai e DNIT vêm protelando há oito meses. A renovação deveria ter acontecido em janeiro de 2020.

Mais informações e marcação de entrevistas: (61) 98188 2973 (Cassuça Benevides)