Oficina para eleição das Principais Atividades Produtivas com Respectivo Potencial De Mercado

12 | jul

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A Relação das Principais Atividades Produtivas com Respectivo Potencial De Mercado é mais uma ação entre outras estrategicamente elaboradas dentro do projeto; Produtos da Sociobiodiversidade Kayapó, que tem por finalidade desenvolvimento de estratégias de comercialização e captação de mercado para atividades produtivas das TI Mekragnotire e Baú, da etnia Kayapó (Mekrãgnõtire). O mesmo está associado ao subprograma de Alternativas Econômicas Sustentáveis do PBA da BR-163.

O subprograma de apoio a alternativas econômicas sustentáveis tem por finalidade garantir a sustentabilidade agrícola-ecológica e econômica pelos quais se busca a segurança alimentar e a geração de renda por meio da venda de produtos excedentes ou por meio do incremento de atividades exclusivamente comerciais realizada pelos indígenas.

Este subprograma tem sua validade na busca de atenuar os impactos relacionados ao aumento populacional do entorno e conseqüente pressão sobre os recursos naturais e de oportunizar a potencialização dos impactos positivos relacionados ao incremento das atividades comerciais dos Mekrãgnõtire, devido à facilidade de escoamento da produção resultante da pavimentação da BR-163.

Esta ação segue metodologias próprias de participação e envolvimento dos indígenas para se pensar em um modelo de definição de produtos comerciáveis, que não se relacione com pressão dos recursos naturais e nem alteração da dinâmica cultural e socioambiental dos Mekragnotire. Esta atividade vai de encontro à carta convite expedida pelo Instituto Kabu, com as seguintes solicitações:

Descrição da atividade

Assessorar a equipe do Instituto Kabu na análise e adequação, quando for o caso, das principais atividades produtivas, fazendo uma avaliação do seu potencial de mercado e meios adequados de prospecção e comercialização

Produto esperado

Lista com as principais atividades produtivas com respectivo potencial de mercado.

Resultados

Trabalhar de forma sistemática na definição de produtos e subprodutos que tenha potencial de mercado assegurado, obedecendo a vocação cultural da etnia.