Médico tira dúvidas sobre vacinação contra COVID-19 durante reunião com lideranças

Com experiência na atuação em saúde indígena, especialista rebateu notícias falsas (fake news) que circulam nas redes sociais
Médico tira dúvidas sobre vacinação contra COVID-19 durante reunião com lideranças
29.01

Lideranças Kayapó reunidas na aldeia Pykatoti, no Pará, participaram, na quinta-feira (28 de janeiro), de conversa online com o médico e professor da Unifesp Douglas Rodrigues para tirar dúvidas sobre a vacinação contra a COVID-19.

Com grande experiência na atuação em saúde indígena, Rodrigues rebateu notícias falsas (fake news) que estão circulando nas redes sociais e vêm provocando resistência entre os indígenas à vacina. Os Kayapó discutiram durante dois dias (quarta, 27, e quinta, 28) temas de interesse das aldeias das Terras Indígenas Baú e Menkragnoti.

Com a tradução feita pelo relações públicas do Instituto Kabu, Doto Takak-Ire, o médico falou da importância da vacina contra o novo coronavírus, de sua eficácia e segurança. “A vacina foi desenvolvida rapidamente porque a doença está contaminando e matando pessoas em todo o mundo. Há mais de 260 laboratórios trabalhando nisso. As doses que estão sendo distribuídas já foram testadas e são seguras”, disse Rodrigues.

Doto foi o primeiro indígena vacinado no Instituto Kabu, em Novo Progresso (PA) no dia 21 de janeiro. “Tomei conhecimento de informações vindas de pessoas que cuidam da saúde dos indígenas e entendi que a vacina é boa, não tem problema. Entendi que a prioridade foi dada depois da luta dos indígenas”, disse Doto.

Os indígenas foram incluídos no grupo prioritário de vacinação no Brasil, juntamente com profissionais de saúde e idosos, por serem considerados mais vulneráveis à contaminação e morte pela doença. Além disso, a prioridade para os indígenas também faz parte da mobilização de lideranças. Uma ação que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a União elaborasse um plano de enfrentamento à doença específico para os povos indígenas.

“Os grupos prioritários são de pessoas que têm mais risco de contrair o coronavírus. No caso dos profissionais de saúde, como médicos, eles estão na linha de frente do combate à doença. Os indígenas também estão nesse grupo para protegê-los e evitar mortes, porque quando o vírus chega na aldeia se espalha muito rápido”, explicou Rodrigues.

A COVID-19 ainda não está controlada no Brasil e para combater a propagação do vírus é preciso imunizar o maior número de pessoas em cada comunidade. Como ainda não há uma quantidade de doses que atenda à toda população brasileira, foram selecionados grupos prioritários para receber a imunização.

Durante a conversa com o médico, o Cacique-Geral, Beppronti Kayapó, da aldeia Kubenkokre (KBK), disse que tem se preocupado com as fake news que os indígenas estão recebendo e cobrou o fato de representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) não terem ido até as aldeias.

Um outro questionamento feito por lideranças Kayapó ao médico durante a conversa tratou do fato de líderes evangélicos estarem recomendando que não seja feita a vacinação. Ao responder, o médico ressaltou a importância da vacina e completou: “Nós trabalhamos com ciência. A ciência faz estudos e já mostrou que essas doses que estão sendo aplicadas são seguras”.

Assista aqui ao vídeo que o médico Douglas Rodrigues gravou para tirar dúvidas sobre a vacinação.