Aberta exposição A Mulher Kayapó e o Seu Trabalho

Mostra reúne pinturas, fotografias e painéis temáticos que abordam as atividades produtivas das artistas que vivem nas aldeias no Pará
Aberta exposição A Mulher Kayapó e o Seu Trabalho
06.04

Foi aberta no dia 06 de abril (quinta-feira) a exposição Menire Be Kayapó Djàpex – A Mulher Kayapó e o seu Trabalho, realizada por artistas Kayapó associadas e representadas pelo Instituto Kabu.

A exposição reúne pinturas, fotografias e painéis temáticos que abordam as atividades produtivas e artísticas de mulheres que vivem nas aldeias da etnia Kayapó no estado do Pará. Essa produção reflete a cultura e as tradições e está relacionada em grande parte à vida social e econômica das comunidades Kayapó.

A mostra fica em cartaz até o dia 06 de maio, na Galeria Casa (Tachotte&CO), em Brasília. A visitação é de terça a domingo (veja horários abaixo), com entrada gratuita.

“Quando começamos a falar sobre nós mesmas, costumamos dizer: “Menire tyx”, “menire djàpex kume:xi”, “menire mejkumrej”, que traduzido para o português significa mulheres Kayapó fortes, trabalhadoras e belas”, informam as artistas em um texto coletivo que perpassa a expografia na galeria. E explicam: “Nós, mulheres Kayapó, nos auto-identificamos como “menire”. Esse é o nome usado em nossa língua materna para nos diferenciar das outras mulheres, uma vez que as não indígenas são chamadas de “kubenira”’.

Diversidade – Estruturada por painéis temáticos, a mostra apresenta os projetos de pintura, miçanga, cumaru, castanha-do-Brasil, babaçu, farinha de mandioca e todo o repertório da produção artesanal e cultural das mulheres Kayapó.  ‘Nossa força está na nossa cultura, pois somos guerreiras, e também as principais responsáveis pela manutenção e fortalecimento dos conhecimentos repassados aos nossos filhos e netos, todos os dias”, dizem as artistas.

A mostra acontece em um momento em que a terra, a cultura e as tradições dos povos originários brasileiros são foco de atenção e preocupação. Foi criada no âmbito das atividades de alternativas econômicas dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Kabu, que reúne um rico acervo fotográfico sobre as principais atividades produtivas das mulheres Kayapó. Entre os objetivos estão a aproximação entre a sociedade e o universo sociocultural e econômico das mulheres indígenas que vivem em aldeias no Pará.

Serviço
Onde: Galeria Casa, no piso superior do shopping Casapark, acesso pela Livraria da Travessa, em Brasília
Quando: entre os dias 06 de abril e 06 de maio
Horário: de terça a sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 12h às 20h
Entrada: gratuita